A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original. Albert Einstein

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009



O que é ser um Profissional da Informação hoje?

O advento do mundo digital vem ocasionando novas mudanças no trabalho do atual profissional da informação, exigindo-lhe mais dinamismo e inovação, e as incertezas desse novo tempo tem demandado dos profissionais uma visão e um novo posicionamento em suas decisões. As mudanças são aliadas a todo um conjunto de transformações vivenciadas pela sociedade, que passou a sofrer com os impactos do compartilhamento informativo de um mundo globalizado, dos avanços tecnológicos para o acesso e transmissão das informações.

Hoje, um profissional da informação deve saber operar um mecanismo virtual tão naturamente como saber a localização de um livro na estante. Neste sentido, as mudanças ocasionadas pela tecnologia afetam diretamente o trabalho exercido pelos profissionais da informação, exigindo deles o aperfeiçoamento constante no uso das novas tecnologias que estão sendo criadas, disponibilizadas e aperfeiçoadas, e com elas, o aumento da demanda por parte dos usuários. O Profissional da Informação atuando tanto no tratamento da informação quanto direcionando o caminho de pesquisas ao usuário, precisa compreender o que o usuário necessita para criar novos critérios interativos, assim como estabelecer as conexões para orientá-lo na busca de outras fontes.

Portanto, a biblioteca não deve estar isolada, mas sim, em constante comunicação com outras fontes de informação e fazendo intercâmbio para, assim, suprir as necessidades de informação da instituição e/ou dos seus usuários. Podemos citar algumas das competências e habilidades gerenciais necessárias ao Profissional da Informação: ser empreendedor, saber influenciar as pessoas, ter objetivos claros, entusiasmo pelo trabalho em equipe, controle emocional e focar os objetivos nos usuários. Sendo assim, a nova postura do Profissional da Informação vem sofrendo muitas transformações devido ao desenvolvimento das novas tecnologias que exigem deste, uma nova atuação mais ativa e flexível. O ideal é que os profissionais da informação unam suas habilidades técnicas com habilidades intuitivas para o bom conhecimento formal e informal, garantindo o diferencial na instituição em que atua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário