A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original. Albert Einstein

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O ARQUITETO DA INFORMAÇÃO ESTÁ A SERVIÇO DA CLAREZA

Rafael Marinho

Com o advento da tecnologia da informação e das redes sociais, surgiu uma nova sociedade que está o tempo todo interconectada e muito mais exigente, é a sociedade 2.0.


O Século XXI está marcado pelo aumento exponencial da informação em todos os setores e áreas motivado pela democracia da informação. A Web 2.0 permitiu uma maior interação entre a informação e o público, ao mesmo tempo em que somos consumidores de informação também a produzimos e estamos em constante processo de transformação dos dados em informação e em conhecimento.

Não apenas em se tratando de internet, mas no cotidiano das pessoas a informação está presente todo o tempo, fazendo com que cidadãos se tornem mais exigentes com aquilo que lhes é apresentado como fato ou verdade.

Não basta saber se o frango tal é da procedência da empresa X ou Y, o cliente quer saber se o frango possui o selo da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) se este [o frango] é alimentado com qual ração, e qual o impacto dos aditivos químicos sobre a saúde do consumidor. A sociedade em rede, o mundo globalizado traz consigo preocupações e reflexões que o homem de séculos anteriores nem sonhavam.

Rótulos, marcas, arquitetura de informação, tudo isso não está mais passando desapercebido pelos clientes/usuários, ele busca cada vez mais produtos e serviços diferenciados e personalizados que atendam as suas necessidades.

A incorporação dessa gama de informação nas nossas vidas está ocorrendo embora não percebamos ou não tenhamos nos dado conta. Clama-se por menos dados e mais informações
Basta ter em mente que toda informação comunicada é potencialmente passível de distorções em suas fontes, se formos analisar algumas situações não é difícil imaginar como a informação pode ser manipulada com uma intencionalidade do emissor.

Se analisarmos dessa forma, um advogado ganha muito mais emperrando um processo no Fórum do que resolvendo a situação do cliente. Um médico ganha muito mais se fizer uma cirurgia. Quando você leva seu carro no mecânico apenas para consertar uma lanterna quebrada ele irá se esforçar para encontrar inúmeros defeitos.

Existe uma máxima em Biblioteconomia que diz: "Informação é poder!" é isso é verdade, aquele que detém informação e conhecimento tem um grande poder nas mãos.

Quero deixar claro que esse comentário não tem a finalidade de manchar a imagem de nenhuma das classes profissionais citadas, trata-se apenas de uma forma de exemplificar como a informação pode ser manipulada com intencionalidade.

Por isso, pelo que foi exposto as pessoas que constituem a Sociedade 2.0 possui, pelo menos em tese, toda a informação que desejem a sua disposição em vem de sempre contar com o conselho de especialistas, população bem informada é menos propensa a doenças, pois conhecem meios de prevenção, tem maiores possibilidade de galgar bons empregos, e de estar sempre um passo a frente.

Fiz a ressalva ao falar que o cliente/usuário tem toda a informação a sua disposição visto que gerenciar e tornar a informação utilitária e com valor agregado não é tarefa fácil, bibliotecários, arquivistas, cientistas da informação, arquitetos de informação e profissionais de TI dedicam anos de suas vidas para que toda essa massa informacional seja filtrada, mapeada, modelada e destinada ao cliente certo.


Se ao acessar um website se você conseguiu de primeira lançar uma palavra e recuperar exatamente aquilo que está procurando, pode apostar que teve uma equipe trabalhando duro para levar a informação até você. Você percebendo ou não, é se esse trabalho não for percebido é por que de fato esse profissionais que atuam no segundo plano cumpriram seu papel.


Concluindo, a Sociedade 2.0 é uma tendência atual e que está em constante evolução, mesmo que você não seja um usuário assíduo da internet com certeza o é de informação, independente de onde ela esteja. Tudo isso serão preocupações marcarão esse Século. Empresas buscam clientes e já descobriram que chamar a atenção deles agora está mais difícil.

Um comentário:

  1. Com o surgimento das redes sociais, a sociedade tem adquiridos outras características, evoluindo para uma sociedade 2.0. Com a Web 2.0 há uma troca de informações, um compartilhamento, uma interação entre usuários. Na web 2.0 a “comunicação é de muitos para muitos”, ou seja, há uma maior interação entre a informação e o público, uma constante troca de informações, experiências, conhecimentos. As pessoas estão ficando mais exigentes e buscam informações em todos os lugares disponíveis. Essas transformações estão ocorrendo muito rápido e a necessidade de atualização é constante.

    ResponderExcluir